Escolas de São Vicente de Alcabideche | Berçário e Creche
217
page-template-default,page,page-id-217,page-child,parent-pageid-219,customer-area-active,ajax_fade,page_not_loaded,,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

Berçário e Creche

O berçário é um local recheado de carinho, conforto e segurança. É a partir dos quatro meses que muitas crianças iniciam a escolinha e nada melhor do que proporcionar um ambiente idêntico ao da sua casa.

Nesta idade as crianças começam a adquirir o controlo da cabeça, a ser cada vez mais curiosas e atentas ao mundo que as rodeia, colocam tudo na boca não só para aliviar a dor nas gengivas devido aos dentes que mais tarde rebentarão, mas também porque é através da boca que vão tendo a perceção dos objetos e daquilo que a rodeia, é a chamada fase oral. Precisam de muita atenção e não gostam de permanecer sozinhos durante muito tempo, para obter essa atenção começam a balbuciar sons e a agitarem muito as mãos e os pés. Gradualmente começam a adquirir várias capacidades motoras tais como baterem palmas, estarem sentados, rastejarem, gatinharem, permanecerem em pé e, mais tarde, vem a aquisição da marcha.

A partir de um ano de idade a criança conquista o mundo que a rodeia, explora, experiencia e vai sendo capaz de agir intencionalmente de modo cada vez mais coordenado para obter o fim pretendido, utilizando, para tal, não só a ação do próprio corpo como anteriormente o fazia, mas o uso de outros objetos. As grandes mudanças em idade de creche são a aquisição da marcha onde adquire mais confiança e autonomia e um aumento do vocabulário.

Na rotina diária, aos poucos, vamos estimulando e desenvolvendo progressivamente vários objetivos gerais e específicos mediante o perfil de desenvolvimento traçado para cada criança.

Cabe a nós, profissionais, potencializarmos e estimularmos todas as capacidades e competências das crianças, trabalhando-as individualmente e em grupo com o apoio das suas famílias para que a criança atinja o seu pleno desenvolvimento nesta fase da sua ainda pequenina vida.

Em suma, tudo é feito através de muita partilha diária e afetiva com cada criança e com os pais.