Escolas de São Vicente de Alcabideche | As Instalações
225
page-template-default,page,page-id-225,page-child,parent-pageid-219,ajax_fade,page_not_loaded,,footer_responsive_adv,qode-theme-ver-10.1.1,wpb-js-composer js-comp-ver-4.12,vc_responsive

As Instalações

O primeiro equipamento de apoio à educação foi criado a 23 de Outubro de 1983 com o intuito de dar resposta às necessidades das famílias da freguesia.

Era visível e impreterível a reestruturação deste equipamento para dar continuidade a uma das nossas grandes prioridades que é a satisfação dos crianças, oferecendo-lhes boas instalações onde possam aprender, brincar e viver em sociedade. Assim, em Maio do presente ano, deu-se início às obras da nova Escola de São Vicente situada ao lado da antiga, abrindo portas em Outubro do mesmo ano.

Com estas obras achámos pertinente expandir a creche com uma sala de berçário de forma a dar resposta à procura que se faz sentir na comunidade local, juntando-se assim às outras salas de creche e pré-escolar já existentes nas antigas instalações.

Esta Escola é assim constituída por seis salas, três de creche incluindo um berçário e três de pré-escolar, uma sala polivalente, um refeitório e uma copa, uma sala de direção e uma sala de isolamento. No exterior existe um excelente espaço de recreio, jardins e uma horta pedagógica.

Possui outros serviços tais como as atividades extracurriculares que são a ginástica, a música e o inglês.

Em Fevereiro de 1992 o Centro Paroquial inaugurou a Extensão de Alvide, atualmente intitulada Escola de São Vicente Alvide com valência de creche e pré-escolar, a funcionar na Rua Furriel João Vieira.

De todas as Escolas de São Vicente, esta é a que acolhe maior número de crianças. Possui uma sala de creche e cinco salas de pré-escolar onde as crianças estão em constante descoberta do mundo que as rodeia, para além de que, adquirem aprendizagens significativas e importantes para a entrada no primeiro ciclo.

Possui ainda uma sala polivalente, outras salas de apoio às atividades extracurriculares e às atividades com crianças com necessidades educativas especiais, uma sala de direção, um refeitório, uma cozinha e uma sala de isolamento. No exterior existe um espaço amplo com jardim, uma horta pedagógica e um recreio com diversos equipamentos.

As atividades extracurriculares existentes nesta Escola são a música, o yoga, a ginástica, a dança, o judo e o inglês.

Devido ao grande aumento da população da freguesia, sentiu-se necessidade de alargar a rede de Escolas do Centro. Assim a 27 de Setembro de 1999 arrancaram as obras para a construção de mais unidade de resposta socioeducativa. Desta feita, no dia 01 de novembro de 2002, a Igreja do Bairro Calouste Gulbenkian, em Alcoitão, recebeu nas suas instalações uma Escola com valência de creche e pré-escolar, inaugurada pelo Senhor Patriarca de Lisboa, D. José da Cruz Policarpo.
Esta Escola é constituída por um escritório, cinco salas em que duas são de pré-escolar e três de creche, uma sala de apoio às atividades com crianças com necessidades educativas especiais, um refeitório, uma cozinha, um auditório e um salão polivalente.

O último aparelho de promoção da educação foi inaugurado no dia 20 de Fevereiro de 2011, na povoação de Janes/Malveira. Integrando um Complexo Paroquial com uma Igreja dedicada à Nossa Senhora da Conceição, esta extensão do Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche encontra-se preparada para promover a resposta social de creche.

Abriu portas em setembro de 2013 com cinco salas de creche, uma sala de isolamento, uma sala de direção, uma sala de educadoras, um refeitório e uma copa. Possui também um espaço amplo no exterior onde as crianças podem brincar.