Valências

Creche

O berçário é um local recheado de carinho, conforto e segurança. É a partir dos quatro meses que muitas crianças iniciam a escolinha e nada melhor do que proporcionar um ambiente idêntico ao da sua casa.

Nesta idade as crianças começam a adquirir o controlo da cabeça, a ser cada vez mais curiosas e atentas ao mundo que as rodeia, colocam tudo na boca não só para aliviar a dor nas gengivas devido aos dentes que mais tarde rebentarão, mas também porque é através da boca que vão tendo a perceção dos objetos e daquilo que a rodeia, é a chamada fase oral. Precisam de muita atenção e não gostam de permanecer sozinhos durante muito tempo, para obter essa atenção começam a balbuciar sons e a agitarem muito as mãos e os pés. Gradualmente começam a adquirir várias capacidades motoras tais como baterem palmas, estarem sentados, rastejarem, gatinharem, permanecerem em pé e, mais tarde, vem a aquisição da marcha.

A partir de um ano de idade a criança conquista o mundo que a rodeia, explora, experiencia e vai sendo capaz de agir intencionalmente de modo cada vez mais coordenado para obter o fim pretendido, utilizando, para tal, não só a ação do próprio corpo como anteriormente o fazia, mas o uso de outros objetos. As grandes mudanças em idade de creche são a aquisição da marcha onde adquire mais confiança e autonomia e um aumento do vocabulário.

Na rotina diária, aos poucos, vamos estimulando e desenvolvendo progressivamente vários objetivos gerais e específicos mediante o perfil de desenvolvimento traçado para cada criança.

Cabe a nós, profissionais, potencializarmos e estimularmos todas as capacidades e competências das crianças, trabalhando-as individualmente e em grupo com o apoio das suas famílias para que a criança atinja o seu pleno desenvolvimento nesta fase da sua ainda pequenina vida.

Em suma, tudo é feito através de muita partilha diária e afetiva com cada criança e com os pais.

Pré-escolar

É sobretudo na faixa etária compreendida entre os 3 e os 6 anos que a criança adquire com facilidade as regras básicas para a vida. Devemos por isso aproveitar esta fase do seu desenvolvimento para lhe transmitir valores como o saber estar, o saber ser, o saber aceitar os outros, o saber viver em conjunto ou o saber apreciar e proteger o ambiente. A criança está pronta para descobrir o mundo e procura com uma grande curiosidade as respostas às suas perguntas. Neste sentido, favorecemos um ambiente onde a criança construa a sua própria identidade através de aprendizagens ricas e diversificadas.

No pré-escolar procuramos promover o desenvolvimento harmonioso em todas as áreas de desenvolvimento da criança, respeitando o seu próprio ritmo de desenvolvimento, promovendo a auto confiança, a autonomia, o sentido de grupo, a criatividade e o espírito crítico. Para atingir estes objetivos, desenvolvem-se estratégicas lúdicas num ambiente estável e equilibrado, através de situações de partilha, de solidariedade com a comunidade envolvente. Tudo isto assente numa relação saudável quer com o grupo de crianças quer com as famílias, sem nunca esquecer o bem-estar a felicidade e a alegria.

As famílias fazem parte integrante do trabalho desenvolvido pelas nossas Escolas, participando e partilhando com os colaboradores ideias, desafios, festas, entre outros.

Preocupamo-nos também em preparar eficazmente as crianças para o ensino básico, sendo as nossas escolas consideradas notáveis nesta tarefa, avaliação dada por vários professores das escolas básicas envolventes.

É fundamental o Educador despertar e estimular as competências de cada criança promovendo experiências enriquecedoras e diversificadas, motivar a curiosidade e o pensamento crítico, proporcionar a cada uma condições de bem-estar e de segurança. É ainda responsabilidade do educador proceder à despistagem de inadaptações, informar os pais e oferecer a melhor orientação e encaminhamento da criança. Para isso, todo o processo educativo deve ter a participação das famílias  e existir relações de efetiva colaboração com a comunidade.