Projeto Educativo

O Projeto Educativo das Escolas de São Vicente baseia-se em valores e princípios sustentados na fé e na relação com Deus que se inicia na família de forma espontânea num ambiente de paz e harmonia e tem a sua continuidade nas nossas Escolas diariamente e em tempos litúrgicos especiais.  Estas vivências, permitem-nos incutir nas nossas crianças o amor, o respeito, a aceitação da diferença, o saber perdoar, cooperar com os outros trabalhando em equipa e partilhando experiências, ou seja, difundir uma perspetiva de aprender a viver juntos e aprender a ser.

As Escolas de São Vicente procuram com o seu Projeto Educativo ir ao encontro das necessidades e interesses de cada criança. A criança é um ser ativo, competente, insere-se num determinado contexto com a sua história que deve ser respeitada com todos os direitos que lhe são concedidos. As Escolas de São Vicente respeitam esta multiplicidade de conhecimentos e trabalham com cada criança e em grupo para potenciar essas aprendizagens. Para além disso, pretendemos instigar novas descobertas, experiências, aguçar a curiosidade e o espírito critico, ou seja, desencadear nas crianças o aprender a conhecer, o aprender a aprender e o aprender a fazer.

Para as Escolas de São Vicente é um orgulho a certificação do Selo Protetor, que atesta a competência e capacidade das mesmas na gestão e prevenção de situações de negligência e maus tratos, onde está definida uma metodologia de atuação que protege todas as crianças inseridas nas nossas Escolas. As parcerias envolvidas nesta metodologia são fundamentais na obtenção de resultados positivos e não é exceção o apoio que temos tido da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Concelho de Cascais.

Para agilizar a comunicação com os pais e para que estes possam acompanhar e complementar o trabalho realizado nas Escolas de São Vicente, oferecemos aos Pais o acesso à Plataforma Childdiary que é um instrumento fundamental e do qual já não prescindimos.

Na Childdiary, os pais têm acesso às atividades realizadas na escola, aos eventos, às rotinas diárias, ao plano individual do seu educando e respetiva avaliação e reformulação, recebe mensagens da educadora, pode responder e enviar também a sua.